Internacional Detenção de moçambicanos por mineração ilegal na África do Sul

Detenção de moçambicanos por mineração ilegal na África do Sul

Pelo menos 13 imigrantes moçambicanos foram detidos pelas autoridades sul-africanas por suspeita de envolvimento em atividades de mineração ilegal, informou a Polícia Sul-Africana (SAPS) à agência de notícias Lusa na segunda-feira.

As detenções ocorreram entre sexta-feira e domingo nas províncias de Gauteng, onde se localiza Joanesburgo, e Mpumalanga, no nordeste da África do Sul.

A operação envolveu várias unidades operacionais da polícia, departamentos governamentais e militares da Força Nacional de Defesa Sul-Africana (SANDF), visando combater a mineração ilegal em diversas regiões do país, conhecido por ser um dos principais produtores globais de ouro, platina e diamantes.

Em Gauteng, 23 indivíduos foram detidos, incluindo seis moçambicanos, 14 zimbabueanos, dois malauianos e um sul-africano. Na província de Mpumalanga, foram presas 15 pessoas, com idades entre 18 e 51 anos, desmantelando uma rede clandestina de mineração de ouro numa fazenda agrícola nos arredores da cidade de Nelspruit (atual Mbombela).

A polícia apreendeu uma variedade de equipamentos utilizados nas atividades ilegais, como geradores, bombas de água, cilindros de gás e martelos pneumáticos. Além das acusações relacionadas à mineração ilegal, os suspeitos também enfrentam acusações de violação das leis de imigração sul-africanas.

Recomendado para si:  Autoridades sul-africanas procuram dois moçambicanos suspeitos de furto de motorizada

A África do Sul, além de enfrentar altos índices de violência, também lida com o desafio crescente dos mineiros ilegais, segundo o comissário nacional da SAPS, Fannie Masemola. Em agosto, as autoridades sul-africanas anunciaram a detenção de pelo menos 79 moçambicanos, entre um total de cerca de 1.200 mineiros ilegais detidos desde abril de 2022, no contexto do combate à mineração ilegal em várias províncias do país.

Destaques da semana