Com mais de metade das assembleias de voto encerradas, a África do Sul deu início, na madrugada de hoje, à contagem dos votos das eleições gerais, consideradas as mais disputadas dos últimos 30 anos.
A Comissão Eleitoral Independente (IEC) da África do Sul informou que os primeiros 163 votos para o parlamento nacional foram validados na província do Cabo Oriental. Nesta região, o ANC obteve 99 votos, o EFF 29 votos, o partido MK 17 votos, o DA cinco votos, o UDM oito votos, e os partidos IFP, ACDP, AIC, ATM e BOSA receberam um voto cada.
Estes primeiros votos foram validados na Igreja Baptista Bizana, na municipalidade de Winnie Madikizela Mandela, localizada na província do Cabo Oriental. O anúncio foi feito pela comissão eleitoral sul-africana no centro operacional de contagem eleitoral em Joanesburgo.
Até às 03h30 de hoje, apenas 0,57% dos votos tinham sido contados e validados, segundo a comissão eleitoral.
As assembleias de voto na África do Sul continuaram a registar longas filas mesmo após o encerramento, na quarta-feira, às 21h00, sugerindo uma elevada participação, estimada em cerca de 90%.
Os resultados finais das eleições não são esperados antes do fim-de-semana.
Com 27,6 milhões de eleitores registados, um total de 52 partidos estão a concorrer na eleição nacional para um novo parlamento de duas câmaras – a Assembleia Nacional, com 400 lugares, e o Conselho Nacional de Províncias, com 90 lugares. Além disso, estão em disputa as assembleias provinciais e regionais das nove províncias do país, resultando em três boletins de voto distintos.
















