Internacional EUA: Homem negro morto por 96 tiros em abordagem policial

EUA: Homem negro morto por 96 tiros em abordagem policial

Numa abordagem de trânsito na cidade de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, ocorrida em 21 de março, um homem negro de 26 anos, Dexter Reed, foi morto pela polícia com 96 tiros. As imagens dessa tragédia foram divulgadas pela Polícia de Chicago na terça-feira.

De acordo com o Gabinete Civil de Responsabilidade Policial (Copa), Dexter teria disparado primeiro contra os polícias, que responderam com uma rajada de tiros. A investigação do Copa está a avaliar se houve uso excessivo de força letal, especialmente porque um único agente terá disparado pelo menos 50 vezes.

Os vídeos divulgados são das câmaras corporais dos cinco agentes envolvidos na ocorrência e mostram mais de 30 momentos desde que os polícias pararam o carro de Dexter até à tragédia que se seguiu.

Segundo informações da emissora norte-americana CBS News, Dexter terá voltado a subir a janela do carro após os avisos dos polícias para que não o fizesse e destrancasse as portas do veículo. Posteriormente, teria disparado contra os agentes.

Recomendado para si:  Advogados de Sean “Diddy” Combs anunciam recurso contra pena de prisão

A polícia, em comunicado, alegou que a abordagem se deu pelo facto de Dexter não estar a usar cinto de segurança. Contudo, a chefe do Copa, Andrea Kersten, questionou a veracidade dessa justificação em carta enviada à superintendência da polícia.

Kersten afirmou que “a Copa não tem certeza de como os polícias poderiam ter detetado essa violação do cinto de segurança, dada a sua posição em relação ao veículo e a tonalidade escura das janelas. Esta evidência levanta sérias dúvidas sobre a validade da paragem de trânsito”.

A Copa recomendou à superintendência que os agentes envolvidos no incidente sejam afastados do cargo, especialmente aquele que realizou 50 disparos, até que a investigação esteja concluída.