As autoridades detiveram o chefe do posto administrativo de Lumbo e o responsável das operações da Polícia Municipal na Ilha de Moçambique, província de Nampula, por suspeitas de envolvimento em tráfico de drogas.
O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) agiu com base numa denúncia sobre uma residência que alegadamente servia de ponto de receção e venda de estupefacientes. Após investigação, o proprietário da habitação, também detido, foi identificado e neutralizado.
A porta-voz do SERNIC, Enina Tsinine, relatou que durante a detenção foram apreendidos cerca de 50 quilogramas de cocaína e heroína, além de 70 mil meticais em dinheiro. Enina Tsinine também informou que os suspeitos não agiam isoladamente, e estão em curso esforços para identificar e deter outros elementos envolvidos no esquema de tráfico.
Por outro lado, o chefe do posto de Lumbo e o chefe das operações da Polícia Municipal da Ilha de Moçambique afirmaram à imprensa que encontraram as drogas abandonadas na rua durante uma perseguição a jovens, que alegadamente teriam retirado a droga de um local onde fora contrabandeada.