Sociedade Unidades caninas serão implementadas nos Aeroportos de Pemba e Nacala-Porto

Unidades caninas serão implementadas nos Aeroportos de Pemba e Nacala-Porto

Prevê-se a instalação de unidades caninas nos aeroportos de Pemba, localizado na província de Cabo Delgado, e Nacala-Porto, na província de Nampula, com o objetivo de combater o contrabando de produtos provenientes da vida selvagem.

Estas duas unidades caninas deverão estar operacionais no segundo semestre deste ano.

A escolha destes dois aeroportos resulta de um estudo sobre a frequência e a possibilidade de circulação de produtos da fauna selvagem, não apenas nas províncias de Cabo Delgado e Nampula, mas também nas províncias vizinhas de Niassa, onde se localiza a Reserva Especial do Niassa, e na Zambézia, onde se encontra o Parque Nacional do Gilé.

O estudo criminológico, conduzido pela Administração Nacional das Áreas de Conservação e outras entidades, concluiu que os dois aeroportos podem estar a ser utilizados como pontos de trânsito ilegal de produtos provenientes da vida selvagem.

Esta informação foi divulgada hoje, em Maputo, pelo Coordenador da Direção-Geral da Administração Nacional das Áreas de Conservação, durante a assinatura de um acordo com a empresa Aeroportos de Moçambique para implementar esta iniciativa.

Recomendado para si:  Centro de trânsito em Inhambane é desactivado após retoma de viagens

Jorge Fernando indicou que atualmente está em curso a construção das infraestruturas necessárias, bem como o treino dos cães farejadores e dos seus tratadores.

Além disso, está prevista a realização de um estudo para avaliar a viabilidade da instalação de uma unidade canina no Aeroporto Internacional da Beira, localizado na província de Sofala.

Destaques da semana