Sociedade Mulher detida por envolvimento em imigração ilegal e maus tratos a jovens...

Mulher detida por envolvimento em imigração ilegal e maus tratos a jovens sul-africanas

Uma cidadã moçambicana de 24 anos foi detida por conivência em um crime de imigração ilegal e maus tratos a duas sul-africanas. Essas jovens, com 13 e 25 anos, respectivamente, eram naturais de Mpumalanga, na África do Sul.

Segundo o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), elas teriam sido prometidas a receber formação em curandeirismo na residência da suspeita, localizada em Macuácua, província de Gaza.

No entanto, ao chegarem a Macuácua após atravessarem a fronteira pela zona de Namaacha, as estrangeiras foram submetidas a maus tratos. A falta de documentação adequada foi um fator relevante nesse caso.

Após interação com Hilário Sueia, porta-voz da Comunidade Moçambicana na África do Sul, as vítimas foram identificadas.

Atualmente, está em andamento um processo de repatriamento, realizado em conjunto pelo SERNIC, o Serviço Nacional de Migração (SENAMI) e as autoridades sul-africanas.

Recomendado para si:  Subida do caudal do rio Maputo ameaça isolar comunidades em Matutuíne