Sociedade Conselho de Administração da LAM exonera Diretor-Geral e nomeia Interino

Conselho de Administração da LAM exonera Diretor-Geral e nomeia Interino

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

O Conselho de Administração da Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) realizou uma sessão ordinária onde deliberou a cessação das funções de João Carlos Pó Jorge do cargo de diretor-geral da LAM.

Um comunicado, ao qual a AIM teve acesso, assinado pela presidente do Conselho de Administração da LAM, Ana Coanai, menciona que a decisão entra em vigor a partir do dia 28 de fevereiro de 2024.

Na mesma reunião, o Conselho de Administração nomeou Theunis Christian De Klerk Crous para ocupar o cargo de diretor-geral interino da LAM, com efeitos a partir do dia 29 de fevereiro de 2024 até 30 de abril do presente ano, ou até a decisão sobre o contrato com a Fly Modern Ark.

A Fly Modern Ark (FMA) é uma empresa sul-africana contratada pelo IGEPE para auxiliar na revitalização da LAM e salvá-la da falência.

Atualmente, o ambiente na direção da LAM e da Fly Modern Ark está tenso devido a questões de gestão da companhia de bandeira nacional, com suspeitas de corrupção e desvio de fundos, o que levou o IGEPE a solicitar a intervenção da Procuradoria Geral da República.

Em fevereiro, a FMA convocou uma conferência de imprensa para denunciar casos de corrupção, que envolvem altos funcionários da LAM, os quais, apenas em dezembro último, terão desviado cerca de 3,2 milhões de dólares dos cofres da companhia de bandeira nacional.