Internacional Colômbia expulsa diplomatas argentinos após comentários polêmicos de Milei

Colômbia expulsa diplomatas argentinos após comentários polêmicos de Milei

A Colômbia emitiu uma ordem de expulsão para diplomatas da Embaixada da Argentina em Bogotá, em resposta aos comentários feitos pelo presidente argentino, Javier Milei, em relação ao seu homólogo colombiano, Gustavo Petro, os quais o descreveram como um “terrorista assassino” numa entrevista à CNN.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros colombiano anunciou esta decisão através de um comunicado, no qual afirmou que o governo ordenou a saída dos diplomatas argentinos sem especificar o número de pessoas afetadas. O comunicado salientou que os detalhes da decisão seriam comunicados à embaixada argentina através dos canais diplomáticos institucionais.

Os comentários de Milei sobre Petro foram feitos durante uma entrevista à CNN em espanhol, transmitida na quarta-feira, na qual também criticou o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, chamando-o de “ignorante”. Embora a entrevista esteja programada para ir ao ar no domingo, excertos foram divulgados na quarta-feira.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros colombiano repudiou as declarações feitas por Milei em nome do governo colombiano, destacando que não é a primeira vez que o presidente argentino insulta o presidente colombiano, prejudicando assim as relações históricas de amizade entre os dois países.

Recomendado para si:  Cuba alerta sobre falta de combustível para voos devido a boicote dos EUA

Essas declarações, que ofenderam a dignidade de Petro, eleito democraticamente, e prejudicaram a confiança da nação, levaram à decisão de expulsar os diplomatas argentinos. Este incidente é o mais recente de uma série de confrontos entre Milei, um ultraliberal, e Petro, um líder de esquerda, que têm opiniões ideológicas opostas.

Embora as tensões entre os dois políticos tenham ocorrido anteriormente, a expulsão de diplomatas é uma medida raramente tomada por Bogotá, sendo a última vez em dezembro de 2020, quando dois diplomatas russos foram expulsos por atividades consideradas incompatíveis com o seu cargo.

As tensões entre Milei e Petro têm aumentado nos últimos meses, com ambos os líderes trocando acusações e críticas, o que tem afetado as relações entre a Colômbia e a Argentina.

Destaques da semana