Destaque Chuvas intensas causam quatro mortes e afectam mais de 12 mil pessoas

Chuvas intensas causam quatro mortes e afectam mais de 12 mil pessoas

No sul de Moçambique, pelo menos quatro pessoas perderam a vida, duas ficaram feridas e mais de 12.740 foram afetadas devido às chuvas intensas registadas no domingo, conforme anunciado pelo Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE).

Os óbitos foram registados na província de Inhambane, tendo todos sido causados por descargas elétricas, conforme explicou Ana Cristina, diretora do CENOE, durante uma reunião do Conselho Técnico de Gestão e Redução do Risco de Desastres.

O mau tempo, que afetou as províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, resultou na destruição total ou parcial de 11 habitações e na inundação de outras 9.985. Além disso, impactou 19 escolas, 49 vias de acesso e 13 centros de saúde, de acordo com os dados preliminares.

Em resposta à situação, foram abertos 27 centros de acolhimento, que atualmente acolhem pelo menos 7.658 pessoas afetadas pelas intempéries.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a continuação das chuvas na região sul, embora indique que estas tendem a diminuir, com a possibilidade de chuvas fracas a partir de terça-feira, como referido num comunicado oficial.

Recomendado para si:  Ataques jihadistas deslocam 776 pessoas em Cabo Delgado

O INAM também emitiu um alerta para chuvas moderadas a fortes nas próximas 24 horas em Cabo Delgado, Nampula e Niassa, no norte do país.

Até ao dia 15 do corrente mês, as autoridades moçambicanas registaram um total de 135 mortes, 195 feridos e 131.915 pessoas afetadas pela época das chuvas no país, que ocorre entre outubro e abril.

Moçambique enfrenta periodicamente as consequências das alterações climáticas globais, sofrendo com cheias e ciclones tropicais durante a época das chuvas.

Destaques da semana