A província de Nampula enfrenta atualmente um surto de cólera, que já resultou em 13 mortes e um total de 3677 casos confirmados da doença.
Nove dessas mortes ocorreram no distrito de Mecuburi desde outubro de 2023, sendo que a última ocorreu na primeira semana de janeiro, enquanto os outros três óbitos foram registrados no distrito de Nampula ao longo do ano passado.
Os distritos de Eráti, Mecuburi e Nacaroa declararam o surto de cólera em outubro passado, enquanto Meconta declarou o surto há aproximadamente um mês.
Nas últimas 24 horas, foram admitidos na província 20 pacientes com cólera, sendo que 15 deles foram no distrito de Nampula, representando 75% do total.
Geraldino Avalinho, chefe do Departamento de Saúde Pública no Serviço Provincial de Saúde de Nampula, informou que atualmente existem 28 pacientes nos Centros de Tratamento de Cólera (CTC) da província, sendo 15 deles no CTC de Nampula e nove no CTC de Meconta.
Apesar da situação, Avalinho afirmou que o cenário está sob controle, especialmente nos distritos de Erati, Mecuburi e Nacaroa, embora haja uma persistência relativa nos distritos de Nampula e Meconta.
O responsável ainda assegurou que há recursos suficientes disponíveis para lidar com a gestão clínica dos casos de cólera na província de Nampula.