Sociedade Saúde Onze distritos livres da cólera em Moçambique

Onze distritos livres da cólera em Moçambique

Desde outubro do ano passado, um total de onze dos 43 distritos afetados pela cólera foram oficialmente declarados livres do surto.

Além disso, outros seis distritos não reportaram casos da doença há mais de 15 dias, indicando uma tendência de estabilização tanto no número de casos quanto na abrangência geográfica do surto.

Estas informações foram divulgadas pelo Diretor Nacional de Saúde Pública, Quinhas Fernandes, durante uma atualização sobre a situação epidemiológica de algumas doenças no país.

Fernandes também informou que ainda persistem surtos ativos nas regiões Centro e Norte de Moçambique, com casos registados em 32 distritos das províncias de Nampula (5), Cabo Delgado (6), Tete (7), Zambézia (2), Sofala (4), Niassa (4) e Manica (4).

Até às 7:00 do último sábado (24), foram reportados um total de 12.301 casos de cólera, resultando em 27 óbitos, o que representa uma taxa de letalidade de 0,2%.

“Apesar dos progressos, dado que nos encontramos no auge da estação chuvosa e ciclónica, é crucial reforçar as medidas de prevenção, tais como a lavagem frequente das mãos com água e sabão, especialmente após o uso da casa de banho e antes de cada refeição, o consumo de água tratada e o tratamento adequado dos resíduos”, destacou o especialista em saúde pública.

Recomendado para si:  Cabo Delgado à beira de novo recorde de violência, alertam as Nações Unidas