Um jovem de 21 anos, identificado como C. Toni, está detido desde sábado nas celas da 8.ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), localizada no bairro da Manga, na cidade da Beira. Ele é suspeito de ter violado duas adolescentes de 13 anos na área de Mungassa.
Segundo informações apuradas pelo “Notícias” junto da Polícia, o incidente ocorreu na quinta-feira da semana passada, quando Toni e mais dois cúmplices, que estão atualmente em parte desconhecida, abordaram as duas raparigas em locais diferentes enquanto estas se dirigiam para a escola.
Uma das meninas teria sido arrastada à força, por volta do meio-dia, até uma casa abandonada, onde ocorreu o ato, enquanto a outra foi violada pelos mesmos indivíduos numa área florestal.
O porta-voz da PRM, Dércio Chacate, informou que o suspeito foi detido e colocado sob custódia. “Por se tratar de um crime tipificado, foram realizadas diligências que resultaram na detenção deste indivíduo. As menores foram encaminhadas para o Hospital Central da Beira, que confirmou o abuso sexual não consensual, justificando assim a privação de liberdade deste indivíduo”, afirmou.
“É sabido que estes indivíduos agem em grupo de três, visando principalmente as meninas que frequentam escolas primárias e secundárias. A PRM está a trabalhar para reforçar a proteção nas proximidades das escolas e sensibilizar os pais e encarregados de educação para uma maior vigilância durante os períodos de ida e regresso da escola”, acrescentou.