Sociedade Cirurgias de fendas labiais beneficiam 20 crianças em Inhambane

Cirurgias de fendas labiais beneficiam 20 crianças em Inhambane

Uma campanha de cirurgias de fendas labiais teve início na segunda-feira no Hospital Provincial de Inhambane (HPI), no sul de Moçambique. A iniciativa visa beneficiar 20 crianças que foram rastreadas em todos os distritos da província.

A campanha, com a duração de cinco dias, conta com a participação de uma equipe de médicos, incluindo profissionais do Hospital Central de Maputo (HCM), a maior unidade hospitalar do país.

O diretor clínico do HPI, Vitorino Candrinho, salientou que o objetivo das cirurgias é devolver a estética facial das crianças e evitar que elas tenham dificuldades para se alimentar. Ele apelou aos pais para levarem seus filhos com problemas de fendas labiais ao hospital para tratamento.

“Gostaria de dizer que a fenda labial é um defeito tratável”, disse Candrinho. “Se há crianças na comunidade que ainda não tiveram a oportunidade de serem tratadas, devem dirigir-se o mais rápido possível ao Hospital Provincial de Inhambane para serem triadas e, possivelmente, serem incluídas nesta fase do processo de tratamento.”

Recomendado para si:  Governo de Moçambique lança operação para recolher equipamentos de garimpo em Manica