Sociedade Campanha de vacinação no centro e norte de Moçambique

Campanha de vacinação no centro e norte de Moçambique

Mais de 700 mil crianças serão vacinadas contra doenças preveníveis a partir de segunda-feira, 6 de fevereiro, até sexta-feira, 10 de fevereiro, nas províncias do Centro e Norte de Moçambique.

A campanha é desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MISAU) no âmbito do plano de recuperação para restaurar a imunização de rotina e alcançar menores que não foram vacinados desde 2019.

O objetivo da campanha é reforçar a imunidade de crianças dos zero aos cinco anos contra diversas doenças, como:

  • Tuberculose
  • Poliomielite
  • Rubéola
  • Sarampo
  • Difteria
  • Tétano
  • Hepatite B
  • Haemophilus influenzae tipo b (Hib)

Para a efetivação da campanha, foram realizadas ações de preparação, como: treinamento de equipas de vacinadores, registadores e mobilizadores, distribuição de vacinas e outros materiais para as unidades sanitárias e sensibilização da comunidade sobre a importância da vacinação

O MISAU apela à participação de pais e encarregados de educação na campanha, levando as crianças aos postos de vacinação mais próximos.

A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças e proteger a saúde das crianças.

As vacinas são seguras e gratuitas.

Recomendado para si:  Avaria na subestação de Inchope deixa mais de 19 mil clientes sem energia eléctrica

A vacinação será realizada em postos de saúde, escolas e outros locais de fácil acesso à população.

Para mais informações sobre a campanha, os cidadãos podem contactar as unidades sanitárias mais próximas ou o MISAU através dos seus canais de comunicação.

A campanha visa alcançar todas as crianças dos zero aos cinco anos nas províncias do Centro e Norte de Moçambique.

Espera-se que a campanha seja um sucesso e que contribua para a melhoria da saúde das crianças em Moçambique.