Economia Banco Mundial financia eletrificação em Moçambique com 35 milhões de dólares

Banco Mundial financia eletrificação em Moçambique com 35 milhões de dólares

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

O Banco Mundial está financiando a implementação do PRO-ENERGIA, um projeto de eletrificação dos bairros e zonas de expansão nas cidades de Nampula, Nacala-Porto e Angoche, em Moçambique.

O projeto conta com um orçamento de cerca de 35 milhões de dólares americanos.

Detalhes do projeto

  • Objetivo: Ampliar o acesso à energia elétrica para a população das cidades de Nampula, Nacala-Porto e Angoche.
  • Financiamento: 35 milhões de dólares americanos do Banco Mundial.
  • Desembolso: O valor será desembolsado por fases até 2030.
  • Obras em andamento: Eletrificação de dez postos administrativos da província de Nampula, com um orçamento de 12 milhões de dólares.
  • Conclusão prevista: As obras de eletrificação dos postos administrativos de Olúzi e Calipo, no distrito de Mogovolas, e Nihessiue em Murrupula, serão concluídas em 2024.

O PRO-ENERGIA espera beneficiar milhares de famílias em Moçambique, proporcionando-lhes acesso à energia elétrica e melhorando a qualidade de vida. O projeto também contribui para o desenvolvimento económico das cidades beneficiadas, impulsionando a criação de novos negócios e oportunidades.

O acesso à energia elétrica é um fator essencial para o desenvolvimento económico e social de Moçambique. O PRO-ENERGIA e outras iniciativas do governo contribuem para a concretização do objetivo de universalizar o acesso à energia no país.