O surto de diarreias no distrito de Caia, em Sofala, está a agravar-se e as autoridades estão em alerta para o risco de eclosão de cólera.
O surto começou no posto administrativo de Sena, onde já foram registados centenas de casos, sem óbitos. Nos últimos dias, o surto alastrou-se para o posto administrativo de Murraça.
O administrador de Caia, Nobre dos Santos, classifica a situação de preocupante e diz que o distrito pode estar na iminência de um surto de cólera.
“Gostaria de exortar a toda a população para a observância de medidas de prevenção, face ao surto de diarreias, incidência no posto administrativo de Sena e com o início da época chuvosa”, disse.
A cólera é uma doença diarreica aguda causada pela bactéria Vibrio cholerae. É transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes humanas.
Os sintomas da cólera incluem diarreia aquosa, vómitos, dores abdominais e desidratação. A doença pode ser fatal se não for tratada atempadamente.
As autoridades de saúde estão a reforçar as medidas de prevenção no distrito de Caia. Estão a distribuir água potável e a sensibilizar a população para a importância de lavar as mãos frequentemente.
Nos últimos anos, o distrito de Caia tem sido afectado por surtos de diarreias e cólera devido a problemas de saneamento.
As autoridades estão a trabalhar para melhorar o saneamento básico no distrito, mas as obras estão a avançar a um ritmo lento.