Internacional Rainha da Dinamarca abdica do trono para o filho

Rainha da Dinamarca abdica do trono para o filho

A rainha Margarida II da Dinamarca anunciou na sua mensagem de fim de ano que abdicará do trono no dia 14 de janeiro, após 52 anos de reinado.

A rainha, de 83 anos, é a monarca mais antiga na Europa. Ela subiu ao trono em 1972, após a morte do seu pai, o rei Frederico IX.

Na sua mensagem, a rainha disse que a decisão foi tomada após uma “reflexão cuidadosa”. Ela afirmou que chegou a hora de passar a responsabilidade para a próxima geração.

“A Dinamarca está num bom lugar”, disse a rainha. “O futuro é promissor e eu estou confiante de que o meu filho, o príncipe herdeiro Frederik, continuará o nosso trabalho para construir um país forte e próspero.”

O príncipe herdeiro Frederik, de 55 anos, será o novo rei da Dinamarca. Ele já é casado e tem quatro filhos.

A rainha Margarida II é uma figura popular na Dinamarca. Ela é conhecida pela sua diplomacia e criatividade.

A sua abdicação marca o fim de uma era na Dinamarca. Ela foi uma rainha dedicada e competente que serviu o seu país com distinção.

Recomendado para si:  Hamas e Israel iniciam troca de listas de prisioneiros em negociações no Egito

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, elogiou a rainha pela sua “dedicação de uma vida e incansável trabalho em prol da Dinamarca”.

Frederiksen disse que a rainha será lembrada como uma “monarca forte e compassiva” que “sempre colocou o interesse da Dinamarca em primeiro lugar”.