Quatro homens foram detidos pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), no distrito de Dondo, província de Sofala, acusados de assassinar o motorista de um camião carregado de fertilizante.
Os suspeitos, identificados como J.Moio, de 36 anos; J. Luís, de 34; L. Sande, de 43; e H. Bulafo, de 31, foram apresentados ontem no Comando Distrital da Polícia da República de Moçambique (PRM) de Dondo.
Segundo o porta-voz do SERNIC, Alfeu Sitoe, o crime ocorreu no dia 22 de janeiro, quando o camião, que partiu da cidade da Beira com destino à cidade de Chimoio, foi interceptado na zona rural do distrito de Dondo.
O motorista, que não foi identificado, foi morto a tiros e o camião foi levado para a cidade de Nhamatanda, onde a mercadoria foi vendida por 500 mil meticais.
Os suspeitos abandonaram o camião na zona de Mutua, com a chave na ignição. O veículo foi localizado pelo proprietário através do sistema de controlo GPS.
A polícia acredita que J.Moio, que trabalhava no armazém de onde foi expedida a mercadoria, foi o mentor do crime. Os outros três suspeitos teriam ajudado a interceptar o camião e a matar o motorista.
Os quatro homens estão a ser acusados de homicídio qualificado e de furto qualificado.