Internacional Japão: Controle de tráfego aéreo é investigado após colisão de aviões

Japão: Controle de tráfego aéreo é investigado após colisão de aviões

Autoridades japonesas investigam se houve falha no controle de tráfego aéreo na colisão entre um avião de pequeno porte da Guarda Costeira do Japão e um Airbus da Japan Airlines, na terça-feira (02), no aeroporto de Haneda, em Tóquio.

Ainda não há confirmação do que provocou a batida, que deixou cinco mortos, todos tripulantes da aeronave da Guarda Costeira, e 14 passageiros do Airbus com ferimentos moderados.

O vice-presidente da Japan Airlines, Noriyuki Aoki, reforçou que não está claro se o voo com 379 pessoas recebeu autorização para pousar ou se houve contato com o controle de tráfego aéreo.

“Não posso dizer neste momento se eles [tripulação da JAL] foram autorizados a pousar, ou se comunicaram com o ATC, porque esse é um fator fundamental na causa do acidente, e ainda estamos tentando confirmar isso”, disse Aoki.

“Em circunstâncias normais, acredito que a permissão de pouso teria sido concedida, mas a causa precisa ser investigada objetivamente pelo Conselho de Segurança de Transporte do Japão”, disse o vice-presidente da JAL.

Recomendado para si:  Sean ‘Diddy’ Combs pede perdão presidencial a Donald Trump após condenação

A colisão aconteceu logo após o Airbus da JAL pousar na pista do aeroporto de Haneda. O avião da Guarda Costeira estava prestes a decolar para uma base na província de Niigata, com o objetivo de levar suprimentos para apoiar a área afetada pelo terremoto de magnitude 7,6 que atingiu o centro do país na segunda-feira (01).

Todas as pistas de Haneda foram fechadas após a colisão. Alguns voos estavam sendo desviados para o aeroporto de Narita, na província de Chiba.

A investigação sobre o acidente está sendo conduzida pelo Conselho de Segurança de Transporte do Japão.