O Mercado Grossista do Zimpeto, em Maputo, está a registar escassez de tomate nacional e importado.
Esta situação está a levar a um aumento do preço do tomate no mercado.
Atualmente, a caixa do tomate nacional custa entre mil e mil e quinhentos meticais, dependendo da qualidade do produto. Antes da escassez, a caixa do tomate nacional custava entre trezentos e novecentos meticais.
Já o tomate importado custa, atualmente, mil e trezentos meticais, contra os anteriores quinhentos e sessenta.
A escassez do tomate no Mercado Grossista do Zimpeto foi confirmada pelo delegado da Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) na cidade de Maputo, Gabriel Chongo.
Em entrevista à Rádio Moçambique, Chongo garantiu que não haverá especulação de preços do tomate.
O delegado da INAE também falou da subida do preço do açúcar, na sequência da introdução de 16 por cento do IVA na importação deste produto.
A escassez de tomate no Mercado Grossista do Zimpeto é um problema que está a afetar os consumidores moçambicanos. O aumento do preço do tomate é uma consequência desta escassez.
O delegado da INAE garantiu que não haverá especulação de preços, mas é importante que o governo tome medidas para garantir o abastecimento de tomate no mercado.
Também é importante que os consumidores sejam informados sobre as causas da escassez do tomate, para que não se assustem com o aumento do preço.