Sociedade Dois indivíduos detidos por rapto em Maputo

Dois indivíduos detidos por rapto em Maputo

Dois indivíduos foram detidos pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) por suspeita de envolvimento no rapto de um empresário ocorrido há duas semanas na cidade de Maputo.

Os dois indivíduos foram identificados como sendo Anacleto António, de 35 anos, e José Manuel, de 30 anos. Ambos são residentes na cidade de Maputo.

De acordo com o SERNIC, Anacleto António é o principal suspeito do rapto. Ele teria sido o responsável por planear e executar o crime. José Manuel, por sua vez, terá participado no rapto como motorista do veículo utilizado pelos criminosos.

O rapto ocorreu no dia 14 de janeiro, quando o empresário foi abordado por um grupo de homens armados quando saía do seu escritório. Os criminosos levaram o empresário para um local desconhecido, onde o mantiveram refém durante dois dias.

No dia 16 de janeiro, a polícia conseguiu libertar o empresário após um confronto com os criminosos.

O SERNIC também afirma que há evidências de que Anacleto António esteja envolvido na tentativa de rapto de outro empresário ocorrido no início deste mês. Nesse caso, a população conseguiu frustrar o crime.

Recomendado para si:  Governo cria Força-Tarefa para enfrentar a crise de financiamento no sector da saúde

Os dois indivíduos detidos estão indiciados pelos crimes de rapto e associação criminosa. Eles serão apresentados ao Ministério Público para eventual acusação.

O rapto é um crime grave que tem vindo a aumentar em Moçambique. Em 2023, o país registou um aumento de 20% nos casos de rapto.