Sociedade Dois homens detidos por tentativa de tráfico de seres humanos

Dois homens detidos por tentativa de tráfico de seres humanos

Dois homens, A. Nhama, de 32 anos, e S. Picardo, de 24, foram detidos na província de Sofala, por tentativa de tráfico de seres humanos.

Segundo a Polícia da República de Moçambique (PRM), os dois homens convidaram duas adolescentes, de 15 e 16 anos, de um povoado do distrito de Caia, com a promessa de emprego e pagamento semanal de 750 meticais na cidade da Beira. No entanto, a intenção dos dois homens era vender as adolescentes no distrito de Dondo.

As vítimas foram encontradas por um grupo de pessoas que desconfiaram da atitude dos dois homens e denunciaram o caso às autoridades. Os dois homens foram detidos em flagrante delito.

O porta-voz da PRM em Sofala, Dércio Chacate, disse que os dois homens serão indiciados por tentativa de tráfico de seres humanos e que a polícia está a trabalhar para localizar o autor moral do crime, que ainda está a monte.

“Tomámos conhecimento de que o verdadeiro autor moral do crime é um curandeiro, que estaria disposto a pagar o valor acima referido pelos dois adolescentes. Neste momento, a Polícia, PRM e SERNIC, trabalha para encontrar o referido autor moral, em parte incerta”, explicou Chacate.

Recomendado para si:  Dificuldades na professores pode comprometer ensino no ano lectivo de 2026

As vítimas foram reconduzidas ao convívio familiar.

A. Nhama, um dos indiciados, disse que, numa primeira fase, nem sabia que era para vender as crianças, mas movido pela ganância e a promessa de dinheiro aceitou a proposta.

“Estou mesmo arrependido, pois vou passar bom tempo atrás das grades a contas com a justiça. Mas a verdade é que eu também fui enganado. Quando chegámos aqui, com os dois miúdos, foi quando o curandeiro me disse que a ideia era mesmo de vender as crianças. Disse que os compradores estavam na cidade da Beira. Bastava eu manter minha boca fechada que iria ganhar muito dinheiro. Eu, por querer dinheiro, que nunca tive, aceitei. Estou muito arrependido”, explicou.