Prevê-se a criação de uma entidade gestora dos corredores nacionais no país, nos primeiros meses deste ano, com a principal função de coordenar e unir os diversos interesses dos intervenientes neste setor.
Com a instauração deste órgão, o Governo almeja reunir sinergias e impulsionar as reformas essenciais para transformar o potencial existente nos corredores numa fonte de oportunidades produtivas reais.
Recentemente, durante uma intervenção no distrito de Gondola, na província de Manica, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, expressou satisfação com a determinação de todos os envolvidos em melhorar a eficiência e competitividade dos corredores de desenvolvimento. Isso é feito através da execução de projetos estruturantes para reabilitação, expansão e modernização das infraestruturas ferro-portuárias em Maputo, Beira e Nacala.
Como resultado deste esforço conjunto, os portos e as linhas férreas de Moçambique têm registado recordes no manuseio de carga, atraindo navios de maior porte nunca antes vistos no país.”