Aeronave, Bombardier Q400, devia ter partido às 20h50 de terça-feira com destino a Maputo, mas não conseguiu levantar voo devido a um problema técnico.
Passageiros, incluindo estudantes que pretendiam realizar exames de admissão em Maputo, aguardam desde ontem a resolução da situação.
A LAM prometeu que uma aeronave chegaria esta manhã para transportar os passageiros, mas o prometido ainda não aconteceu.
Um avião da LAM, Bombardier Q400, está em terra desde a noite de terça-feira, no Aeroporto Internacional de Chingodzi, na cidade de Tete, na sequência de uma avaria que impediu que levantasse voo com destino a Maputo.
O aparelho devia ter partido às 20h50 com destino à capital, levando cerca de 50 passageiros. No entanto, já na pista, com os motores ligados, prestes a voar, os passageiros foram informados sobre um problema técnico e orientados para desembarcar e aguardar a resolução do problema.
Uma hora depois, às 23h30, os passageiros voltaram a embarcar. O comandante do voo tentou levantar o aparelho mas, mais uma vez, sem sucesso, tendo em seguida sido anunciado o cancelamento da viagem.
Entre os passageiros estão pelo menos três estudantes que pretendiam viajar para realizar exames de admissão hoje às 08h em Maputo, além de outros que tiveram reuniões, voos de ligação e outros compromissos desprogramados.
A equipa da LAM prometeu que uma aeronave chegaria esta manhã para os passageiros do voo cancelado e outros que deviam viajar às 08h15. No entanto, até ao momento, o prometido não aconteceu e permanece a incerteza.
O Jornal O País está a contactar o Gabinete de Comunicação das Linhas Aéreas de Moçambique para esclarecimentos.
A avaria do avião da LAM em Tete é um incidente grave que causou transtornos a cerca de 50 passageiros. A situação é ainda mais preocupante se considerarmos que entre os passageiros estão estudantes que pretendiam realizar exames de admissão em Maputo.
É importante que a LAM apresente uma explicação clara sobre o que aconteceu e que tome as medidas necessárias para resolver a situação o mais rapidamente possível.
Os passageiros afetados pela avaria têm direito a ser ressarcidos pelos transtornos causados. A LAM deve disponibilizar-lhes alojamento, alimentação e transporte para Maputo, se necessário.
A LAM deve também tomar medidas para evitar que incidentes como este se repitam no futuro.