Um vestido usado pela princesa Diana foi vendido por 1,1 milhões de euros (cerca de 1,2 milhões de dólares), batendo o recorde dos seus vestidos leiloados até ao momento, informou esta terça-feira a Julien’s Auctions, sediada em Los Angeles.
Diana usou pela primeira vez o vestido azul e preto, do estilista Jacques Azagury, em Florença, em 1985. Foi ainda fotografada a usá-lo, um ano depois, numa visita a Vancouver.
O vestido, que foi entregue ao comprador com uma ilustração do mesmo, foi vendido exatamente por 1.148.080 dólares, ultrapassando todas as expectativas. O valor indicado inicialmente pela leiloeira rondava os 100.000 – 200.000 dólares.
Aliás, o último valor recorde pago em leilão por um vestido da falecida princesa britânica foi de 604.800 dólares (pouco mais de meio milhão de euros).
O vestido é composto por um corpete longo de veludo preto bordado com estrelas azuis e uma saia de organza azul de duas camadas adornada com faixa e laço.
Foi vendido como parte da venda de quatro dias “Hollywood Legends” pela Julien’s Auctions e Turner Classic Movies (TCM).
Uma blusa de chiffon rosa que Diana usou no retrato de noivado com o então príncipe Carlos, em 1981, feito por Lord Snowdon, foi vendida por 381 mil dólares. Também o valor conseguido por esta peça superou as estimativas: a leiloeira esperava encaixar entre 80 a 100 mil dólares.
Análise
O elevado valor alcançado pelo vestido da princesa Diana é um reflexo da sua popularidade e do fascínio que continua a exercer sobre o público. O vestido é uma peça elegante e sofisticada, que combina perfeitamente com a imagem de Diana como uma das mulheres mais icónicas do século XX.
O facto de o vestido ter sido usado pela princesa em ocasiões importantes, como a sua visita a Vancouver, também contribuiu para o seu valor. É uma peça que tem um significado histórico e emocional, e que desperta a curiosidade dos coleccionadores.
A venda do vestido da princesa Diana é um bom exemplo da importância do legado da princesa na cultura popular. A sua imagem continua a ser um símbolo de elegância, glamour e compaixão, e os seus objetos pessoais continuam a ser muito procurados pelos fãs.

















