Curiosas Mulher de 70 anos dá à luz a gémeos em Uganda

Mulher de 70 anos dá à luz a gémeos em Uganda

Safina Namukwaya, de 70 anos, deu à luz gémeos na quarta-feira num hospital no Uganda, após ter sido submetida a um tratamento de Fertilização in Vitro. A mulher descreveu a situação como “um milagre” e agradeceu todo o apoio que recebeu das equipas médicas.  

“Conseguimos o extraordinário – ajudar mãe mais velha de África, com 70 anos, a dar à luz! Este acontecimento histórico, não só marca as nossas duas décadas de liderança na Fertilização in Vitro, como também nos distingue como o principal centro de fertilidade em África”, pode ler-se numa publicação partilhada no Facebook do Hospital Internacional da Mulher e Centro de Fertilidade.

A idosa e os recém-nascidos, um menino e uma menina, encontram-se bem de saúde.

Contudo, este é o segundo parto de Safina em três anos. Segundo a BBC, a ugandesa percebeu que queria ser mãe depois de ter sido julgada pela sociedade por cuidar dos filhos dos outros, não tendo os seus.

“Tomei conta dos filhos das pessoas e vi-os crescer e deixarem-me sozinha. Perguntava-me quem é que iria tomar conta de mim quando eu envelhecesse”, explicou.

Recomendado para si:  Instrutor de paraquedismo morre ao cair do avião sem paraquedas em Nashville

As taxas de sucesso da Fertilização in Vitro têm subido nos últimos anos. Em 2019, uma mulher indiana deu à luz duas meninas gémeas após ter sido submetida aos tratamentos.