Sociedade HCM inaugura unidade de tratamento de doenças da mama

HCM inaugura unidade de tratamento de doenças da mama

O Hospital Central de Maputo (HCM) inaugurou uma unidade especializada no tratamento de doenças da mama.

A unidade, que conta com uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, irá prestar cuidados a pacientes com cancro da mama, mas também a pacientes com outras patologias da mama, como mastalgia, nódulos benignos, cistos, fluxo papilar, mastite e pequenos procedimentos, como biopsias e ecografias.

O diretor-geral do HCM, Mouzinho Saide, disse que a criação da unidade tem como objetivo tornar o diagnóstico e tratamento de doenças da mama mais céleres e eficazes. “Até agora, o diagnóstico e tratamento destas doenças eram feitos em diferentes serviços do hospital, o que dificultava a coordenação dos cuidados e atrasava o processo de cura”, explicou.

A unidade deverá atender em média 20 pacientes por dia. Segundo dados do HCM, só no ano passado foram diagnosticados no hospital um total de 141 casos de cancro da mama, dos quais três em homens. Até outubro deste ano, já tinham sido diagnosticados 137 novos casos, dos quais quatro em homens.

Recomendado para si:  Emirates suspende colaboração com agências moçambicanas por dificuldades cambiais

A inauguração da unidade foi saudada por organizações da sociedade civil que trabalham na prevenção e combate ao cancro da mama. “Esta é uma importante conquista para a saúde das mulheres e homens de Moçambique”, disse a diretora da Associação Moçambicana de Oncologia, Maria João. “A unidade irá garantir que os pacientes tenham acesso a cuidados de qualidade, num único local”, acrescentou.