Sociedade Maputo: Mais de 12 mil pessoas em risco de inundações

Maputo: Mais de 12 mil pessoas em risco de inundações

Pelo menos doze mil pessoas estão em risco de serem afectadas pelas inundações urbanas na presente época chuvosa e ciclónica na cidade de Maputo, de acordo com a previsão das autoridades municipais da capital.

A previsão indica ainda que 35 dos 44 bairros da capital apresentam eleva probabilidade de ficarem inundados, com incidência para o distrito municipal KaMubukwana, onde se prevê o impacto na vida de 5031 pessoas.

Os dados constam do Plano de Contingência da Época Chuvosa e Ciclónica 2023-2024 apresentado esta semana à Assembleia Municipal, o qual está avaliado em 70 milhões de meticais, destinados a acções de resposta e mitigação dos efeitos negativos que possivelmente sejam causados pelos eventos extremos.

Eneas Comiche, presidente do Conselho Municipal de Maputo, disse que as autoridades continuam preocupadas com as condições precárias em que se encontram as vítimas das inundações da última época chuvosa.

“Neste sentido, temos procurado soluções técnicas e apoios necessários em meios, incluindo financeiros, para reduzir a vulnerabilidade das famílias afectadas, recuperar e reparar infra-estruturas atingidas pelas intempéries nos distritos municipais KaMubukwana, Nhlamankulu, KaMavota, KaTembe e KaMaxakeni”, disse.

Recomendado para si:   Mais de 37 mil mulheres submeteram-se ao TARV em Nampula

No entanto, a previsão climática para a cidade de Maputo aponta para maior probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para abaixo do normal entre Outubro e Dezembro e registo de elevada precipitação na segunda metade da época chuvosa, de Janeiro a Março.