O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou o Hospital Distrital de Machaze, na província de Manica. Construído com financiamento do Estado no valor de 382.290.220,70, o hospital está apetrechado com equipamento moderno e tem capacidade para 200 camas.
É constituído por bloco operatório, maternidade, fisioterapia, enfermaria geral, casa mãe-espera, morgue com capacidade para seis corpos e com possibilidade de evoluir para 12. Possui, igualmente, quatro moradias tipo-4 e duas tipo-2.
Alimentado por um posto de transformação de 500KVA, gerador de emergência e reservatório de água, a unidade sanitária está implantada em 6,7 hectares e foi construído de raiz no âmbito da iniciativa Presidencial “Um Distrito, Um Hospital Distrital”, cujo objectivo é acelerar a implementação e apetrechamento de infra-estruturas de saúde para o funcionamento de hospitais de nível distrital com todos serviços.
Contudo, após a inauguração da infra-estrutura, Filipe Nyusi, que ofereceu igualmente uma ambulância, percorreu os vários compartimentos e dialogou com os técnicos afectos àquela unidade sanitária. Por fim, dirigiu-se à população apelando melhor conservação do hospital.
O hospital vai beneficiar sobretudo a população do distritos de Machaze e Mussurize, em Manica; Massangena, na província de Gaza, e Chibabava, em Sofala.