A operação, que durou menos de uma hora, resgatou em segurança todos os 41 trabalhadores que ficaram soterrados, a norte da Índia, nos Himalaias, durante a construção de um túnel rodoviário que colapsou.
“Um primeiro homem já foi resgatado do túnel, e os restantes vêm logo atrás” – disse Chandran, um trabalhador responsável por levar comida para os homens dentro do túnel, reporta a BBC. Passava pouco das 14h30 de Lisboa.
Meia de hora depois, 22 trabalhadores já tinham saído e encontravam-se em segurança. Os familiares e colegas – que esperavam ansiosos por notícias – fizeram a festa no exterior do túnel.
Numa operação que acabou por levar menos de uma hora, foram resgatados com sucesso todos os 41 trabalhadores que há 17 dias estavam presos dentro de uma pequena bolsa de oxigénio.
Contudo, as equipas de resgate conseguiram abrir caminho através da instalação de um tudo de 90 centímetros de diâmetro, de forma a poder retirar os trabalhadores um a um.
Os homens ficaram retidos dentro da montanha depois que um deslizamento de terra nas proximidades ter feito colapsar o interior do túnel em que trabalhavam em Uttarkashi, distrito do norte da Índia.
Entretanto, as autoridades sabiam já que nenhum dos trabalhadores tinha ficado ferido e o grupo foi sendo assistido através de sondas que forneceram comida, bebida, oxigénio e medicamentos.