Sociedade Província de Nampula com 250 casos de cólera em 15 dias

Província de Nampula com 250 casos de cólera em 15 dias

Patients who has diarrhea are accomodated in a treatment tent at Macurungo urban healt center in Beira on March 27, 2019 as five cases of cholera have been confirmed in Mozambique following the cyclone that ravaged the country killing at least 468 people. (Photo by Yasuyoshi CHIBA / AFP)

A província de Nampula registou 250 novos casos de cólera em Agosto, sendo o novo foco da preocupação das autoridades sanitárias no surto da doença que afecta algumas províncias do país, há precisamente 11 meses.

De acordo com os boletins diários sobre a progressão da doença, elaborados pela Direção Nacional de Saúde Pública e consultados ontem pela Lusa, o actual surto de cólera regista um acumulado de 33.862 casos de 14 de Setembro de 2022 até 15 de Agosto, que provocaram 144 mortos.

Em Nampula, as autoridades de saúde tinham contabilizado até 01 de Agosto 2.936 casos da doença, com três mortos. Com foco essencialmente na cidade de Nampula, capital da província, em apenas 15 dias registaram-se mais 250 casos e mais três mortos, elevando o acumulativo a 3.186 pessoas infectadas desde o início deste surto.

“A epidemia em Nampula está sob controlo, mas ainda temos alguns casos e as equipas multissetoriais estão a trabalhar no intuito de prevenir novos focos na cidade”, descreveu esta semana o vice-ministro da Saúde, Ilesh Jani.

Recomendado para si:  80% da população moçambicana não guarda dinheiro em bancos