O Presidente da Frelimo e da República, Filipe Nyusi, exaltou a bravura e coragem dos jovens das Forças de Defesa e Segurança (FDS) que defendem a pátria e combatem o terrorismo na província de Cabo Delgado.
“Exaltamos a bravura, coragem e o espírito patriótico das FDS, em especial aos que dia e noite, de baixo do sol e da chuva combatem os grupos terroristas que assolam a província de Cabo Delgado”, frisou o Presidente.
Nysui ressalvou que grande parte do Exército e da Polícia que se encontra em Cabo Delgado “são jovens com missões, por isso muitos dedicam suas vidas na defesa da soberania nacional”, enalteceu.
“Ao longo da semana passada, tiveram um trabalho com sucessos e baixas, recuperaram o Lago Inguri, que os terroristas usavam para a pesca. Os jovens estão lá, apesar de alguns terem tombado em batalha”, explicou, ordenando, de seguida, um minuto de silêncio em memória aos finados.
Filipe Nyusi falava na abertura da reunião do conselho nacional da OJM que analisará o relatório de actividades do seretariado nacional da organização referente ao período entre Maio de 2022 e Abril de 2023. Consta ainda da agenda a avaliação do plano quinquenal da OJM 2022-2027 e o plano de actividades e orçamento atinente ao presente ano.
Segundo Nyusi, a OJM possui mais de 2.5 milhões de membros e continua a maior e mais antiga organização juvenil de Moçambique.