Sociedade Tabaco do Malawi poderá ser vendido no mercado moçambicano

Tabaco do Malawi poderá ser vendido no mercado moçambicano

Tabaco produzido na presente época agrícola no Malawi, poderá ser vendido no mercado moçambicano, devido ao baixo preço de comercialização aplicado pelo comprador local.

O tabaco de primeira qualidade, está a ser comprado a 4.30 dólares cerca de 230 meticais o quilo, um valor visto pela associação de tabaco do Malawi como insignificante, a avaliar pelo custo de produção desta cultura de rendimento.

E com o lançamento da campanha de comercialização do tabaco, dentro das próximas duas semanas, os produtores fincam que não irão colocar o seu produto no mercado local e apontam Moçambique e Zâmbia, como destino preferido.

O presidente da Associação de Tabaco do Malawi, Abel Kalima Banda, disse que os produtores não concordam com os preços mínimos a serem aplicados na compra do tabaco, e se o governo não intervier, o produto será vendido fora do país.

“Os produtores estão decididos em vender o seu tabaco na Zâmbia e Moçambique, países que oferecem melhores preços. A fumicultura não pode crescer aqui no país pois os preços de comercialização não compensam o investimento aplicado na aquisição de insumos agrícolas”, disse Banda.

Recomendado para si:  Governador de Nampula desmantela esquemas de cobranças ilícitas relacionados ao FDEL

Na presente época agrícola, o Malawi projecta uma produção de 128 mil toneladas de tabaco, uma cultura que responde cerca de 50% dos ganhos totais em divisas para o país e cerca de 15% do PIB.

No ano passado, o país comercializou 85 mil toneladas de tabaco, o que rendeu para o Malawi um total de 182 milhões de dólares.