Dez indivíduos de idades compreendidas entre 23 e 40 anos de idade estão detidos na cidade de Tete, indiciados de venda de fármacos pertencentes ao Sistema Nacional de Saúde (SNS).
De acordo com o Notícias Online, na posse dos acusados, foram apreendidas variedades de medicamentos que eram vendidos de forma ilegal nos mercados Cambinde, Canongola e Kwachena, sendo os principais da capital provincial de Tete.
O porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), Feliciano da Câmara, avançou que a detenção destes cidadãos resultou dos trabalhos operativos que estão sendo realizados, visando tirar de circulação medicamentos que são comercializados sem nenhum credenciamento.
“Com esta actividade pretende-se fortalecer o sistema de segurança existente dentro do serviço de saúde, a partir da identificação dos focos que acabam culminando em subtração de medicamentos e encontrar os autores deste crime, para que sejam responsabilizados”, explicou.
Salientou que não é o primeiro caso que ocorre na província neste ano, tendo sido, recentemente, apreendida uma viatura no distrito de Angónia, a caminho do Malawi, transportando numerosas quantidades de remédios também pertencentes ao SNS, subtraídosbna cidade de Tete.
Os suspeitos confirmaram ter conhecimento de que a comercialização de medicamentos de forma ilegal é crime e contaram que adquiriam o produto em farmácias e alguns eram provenientes de Malawi e Zâmbia.