Nacional Desconhecidos assaltam carro blindado e assassinato de agente de segurança em Manica

Desconhecidos assaltam carro blindado e assassinato de agente de segurança em Manica

Um agente de segurança da empresa Executive Protections foi fatalmente atingido durante um assalto perpetrado por indivíduos ainda não identificados, que ocorreu no início desta semana. 

O crime teve como alvo um carro blindado destinado ao transporte de dinheiro, do qual foram subtraídos três sacos contendo valores monetários não divulgados.

De acordo com informações avançadas pela TV Sucesso, o incidente iniciou na segunda-feira, quando um grupo de agentes da Executive Protections foi destacado para efectuar o levantamento de dinheiro numa agência bancária na cidade de Chimoio. A directiva inicial era que os valores fossem transportados para outra agência no distrito de Machaze. No entanto, uma ordem superior alterou o plano, decidindo que o transporte do dinheiro deveria ser feito no dia seguinte, terça-feira. O carro blindado, já carregado com os sacos de dinheiro, foi estacionado nas instalações da empresa.

Na transição entre segunda e terça-feira, o assassinato do agente e o subsequente roubo ocorreram. A Polícia da República de Moçambique (PRM) confirmou a detenção de cinco indivíduos, que são seguranças da própria agência. “Estes cidadãos encontram-se aqui detidos, indiciados de crime de negligência, porque deveriam ter feito o encaminhamento do valor no mesmo dia,” declarou o porta-voz da PRM em Manica, Mouzinho Manasse.

Recomendado para si:  Ministro do Interior considera ilegais as brigadas de fiscalização conduzidas pelo SERNIC

Manasse acrescentou que a polícia está a investigar possíveis ligações entre os seguranças detidos e os crimes cometidos. A empresa Executive Protections não divulgou informações sobre o valor exacto que estava nos sacos roubados. A situação levanta preocupações sobre a segurança das operações de transporte de valores na região.