Encontram-se detidos cinco funcionários públicos indiciados de crimes de corrupção e gestão danosa de fundos públicos na cidade de Maputo.
Segundo o comunicado do Ministério Público na posse da Folha de Maputo, a detenção ocorreu depois da descoberta de um esquema de corrupção que envolvia funcionários do Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATTER), actual INATRO-IP.
“Trata-se da antiga Directora Geral, a ex-Chefe do Departamento de Administração e Finanças, dois técnicos, todos do INATTER e uma antiga trabalhadora de uma empresa fornecedora de serviços”, refere comunicado.
Para o gabinete central de combate à corrupção, os arguidos são, também, indiciados da prática de crimes de abuso de cargo ou função, administração danosa, pagamento de remunerações indevidas, violação de regras de gestão, participação económica em negócio e associação criminosa.
O processo foi remetido ao juiz de instrução para efeitos de primeiro interrogatório judicial em cumprimento do disposto no artigo n° 175 do Código de processo penal.