Internacional Família sobreviveu 129 horas debaixo dos escombros na Turquia

Família sobreviveu 129 horas debaixo dos escombros na Turquia

epa10460452 French rescue team Corps Mondial de Secours with their search dog search for earthquake survivors in the rubble of a collapsed building in Kahramanmaras, Turkey, 11 February 2023. More than 24,000 people have died and thousands more are injured after two major earthquakes struck southern Turkey and northern Syria on 06 February. Authorities fear the death toll will keep climbing as rescuers look for survivors across the region. EPA/ABIR SULTAN

Equipas de busca e salvamento resgataram, este sábado, vivos dos escombros de uma cidade turca cinco membros da mesma família, 129 horas após os sismos de segunda-feira que atingiram o sul da Turquia e o noroeste da Síria.

Ao início da manhã, segundo reporta a agência noticiosa Associated Press (AP), que cita a estação de rádio HaberTurk, as equipas de socorro resgataram mãe e filha, Havva e Fatmagul Aslan, de um monte de escombros na cidade de Nurdag, na província de Gaziantep.

Mais tarde, prosseguiu a HaberTurk, as equipas alcançaram o pai, Hasan Aslan, que insistiu que a outra filha, Zeynep, e o filho Saltik Bugra, fossem salvos antes dele.

De acordo com dados oficiais divulgados, mais de 24 mil pessoas morreram em consequência dos sismos que abalaram segunda-feira a Turquia e a Síria.

Segundo a Afad, organismo de socorro turco, 20.665 cadáveres foram, até agora, retirados dos escombros na Turquia, e 3.553 corpos foram contabilizados na Síria, indica um balanço também oficial.

Estes números elevam para 24.218 o total de mortos nos dois países atingidos por um terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, a que se seguiram várias réplicas, uma das quais de magnitude 7,5.

Recomendado para si:  Falta de financiamento coloca ONU à beira de colapso

As equipas de emergência também resgataram várias pessoas que estiveram soterradas mais de 120 horas sob os escombros em diferentes cidades da Turquia.

Masallah Çiçek, uma mulher de 55 anos, foi resgatada com vida das ruínas do seu apartamento em Diyarbakir, no sudeste da Turquia, 122 horas após o terramoto.

Destaques da semana