Destaque Avião da LAM faz aterragem de emergência após registar avaria durante voo

Avião da LAM faz aterragem de emergência após registar avaria durante voo

Um avião das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), Boeing 737-700, com destino a Lichinga, registou uma avaria grave em pleno voo, na manhã desta quinta-feira, com 120 pessoas a bordo.

De acordo com Alfredo Cossa, do departamento de Comunicação da LAM, o Boeing 737 saiu de Maputo por volta das 6h00 com destino à província de Niassa, com uma passagem por Nampula, mas foi obrigado a voltar para o Aeroporto Internacional de Maputo cinco minutos depois da descolagem, quando a tripulação constatou a avaria.

“Logo que os pilotos notaram o problema, o avião voltou e conseguiu aterrar com sucesso. Observámos todas regras necessárias neste tipo de situação e, por isso, o avião aterrou sem problemas. Não houve qualquer vítima ou dano”, acrescentou Alfredo Cossa.

A LAM tem enfrentado, nos últimos anos, problemas operacionais relacionados com uma frota reduzida e falta de investimentos e, só no início deste mês, a empresa anunciou a indisponibilidade das suas quatro aeronaves devido à necessidade de “manutenção”.

O pior acidente que LAM sofreu deu-se em Novembro de 2013, quando um Embraer da companhia, que fazia o trajecto Maputo-Luanda, se despenhou na Namíbia, matando todos os 33 ocupantes.

O Ministério das Obras e Transportes da Namíbia, responsável pela investigação na altura, concluiu no seu relatório que o comandante do voo TM-470, Hermínio dos Santos Fernandes, despenhou intencionalmente a aeronave.