Doze mil milhões de meticais é o valor necessário para resposta e mitigação do impacto de desastres, bem como assegurar, de forma coordenada, a assistência humanitária a eventuais vítimas e reparação rápida de danos, na presente época chuvosa e ciclónica.
Neste momento, só estão disponíveis pouco mais de cinco mil milhões de meticais, estando o Governo a trabalhar na mobilização de fundos junto de parceiros de cooperação na busca dos restantes 7,4 mil milhões.
A informação foi partilhada em Maputo, pelo porta-voz do Conselho de Ministros e vice-ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Filimão Suaze, após a 40.ª sessão ordinária do órgão.
Na ocasião, Suaze referiu que o Governo tem trabalhado com várias entidades estrangeiras em matéria de mitigação dos efeitos dos desastres. “Anualmente, Moçambique tem sofrido efeitos das cheias e ciclones, daí haver a necessidade de actualizar a informação. Nós já estamos consolidados sobre a questão das cheias, inundações e ciclones que nos permite fazer previsões do que vai acontecer e o montante necessário para assistir as populações”, disse.