Um grupo de homens armados matou três escoltas policiais e sequestrou o gerente de uma empresa petrolífera nigeriana no Sudeste da Nigéria, o mais recente incidente na região, informou ontem a polícia nigeriana.
Vestidos com uniformes militares, os agressores emboscaram e atiraram contra o comboio de um executivo sénior do petróleo na área de Rumuokoro em Port Harcourt, capital do estado de Rivers e capital do petróleo da Nigéria, na quinta-feira.
“Três policiais que escoltavam o executivo foram mortos enquanto o homem era sequestrado e levado para um local desconhecido”, disse à AFP Grace Iringe-Koko, porta-voz da polícia regional.
Os homens armados, fingindo ser uma patrulha militar num carro verde, sinalizaram para o comboio parar antes de abriram fogo e mataram os policiais, disse a fonte.
A polícia disse que o homem sequestrado é o director do Grupo IGPES, uma empresa nigeriana de petróleo e gás com sede em Port Harcourt.
Uma investigação está em andamento, disse Iringe-Koko.Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque.
Mas os sequestros para o resgate são muito comuns no país mais populoso da África. Os criminosos têm como alvos empresários ricos e agricultores pobres, que são vítimas de sequestros em massa no Norte.