Um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM), cuja identidade não foi revelada, afecto à 5.ª Esquadra, na cidade de Nampula, está detido, indiciado de liderar uma quadrilha criminosa.
O grupo actuava nos bairros de Nampaco e Namicopo, segundo revelou ontem a jornalistas, a porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), Elina Tsinine, citado pelo Notícias.
A quadrilha, na qual o agente desempenhava papel fundamental na definição de esquemas e planos operativos, era composta por 18 integrantes que aterrorizavam aqueles bairros à noite.
Neste momento, estão detidos apenas oito dos 18 elementos da “gang”. Elina Tsinine disse que a detenção resultou de denúncias feitas a partir dos órgãos de comunicação social, após um assalto a uma residência, no dia 7 de Novembro corrente.
Inicialmente, os agentes operativos do SERNIC detiveram um indivíduo, em flagrante delito, tendo este se referido a um grupo vasto, comandado por um agente da PRM que realiza serviços de sectorização na 5.ª Esquadra. O agente tinha como adjunto um estivador.