O Presidente da República, Filipe Nyusi, apresentou e concedeu, esta quarta-feira, no distrito de Memba, província de Nampula, perdão a 24 terroristas que se entregaram voluntariamente às autoridades governamentais, nos últimos dias.
Uma nota da RM, citada pela Folha de Maputo, refere que se trata de 23 homens e uma mulher, maioritariamente jovens, dos distritos de Memba, Nacala-Porto e Mogovolas, que havia abandonado suas regiões de origem para se juntarem aos grupos terroristas.
Segundo foi apurado, a mulher era uma das responsáveis por questões logísticas, ou seja, dedicava-se à aquisição de produtos alimentares e outros bens para o abastecimento dos terroristas.
A apresentação destes homens, ex-integrantes de grupos terroristas, enquadra-se na medida anunciada, recentemente pelo Presidente da República, de perdão de indivíduos que integraram as fileiras dos grupos terroristas, desde que mostrem arrependimento, para a sua integração social.
O Chefe de Estado, Filipe Nyusi, disse à população de Memba que o Governo tem conhecimento de que alguns não se juntaram aos grupos terroristas de livre vontade, daí que o Governo e o povo moçambicanos vão recebê-los de mãos abertas.
Recorde-se que há um mês, um grupo de terrorista atacou o posto administrativo de Chipene, neste distrito, onde mataram três pessoas, uma das quais uma freira, além de destruir infra-estruturas.