Sociedade Chiúre: Terroristas voltam a matar civis

Chiúre: Terroristas voltam a matar civis

Os terroristas voltaram ao distrito de Chiúre, mais a sul de Cabo Delgado, tendo na madrugada do dia 1 de Setembro, causado morte e queima de casas, desta vez escalando as aldeias Muamula e Micolene.

As duas comunidades localizam-se no posto administrativo de Chiúre-Velho, sendo que a vítima mortal foi em Muamula, e em Micolene, apenas, queimaram casas e saquearam produtos alimentares.

Os residentes da vila de Chiúre confirmaram que a presença de terroristas no distrito era mais uma preocupação, depois de dias de alívio. “Só que há rumores em Mazeze, não sabemos ainda, mas isso está mal, mesmo aqui na vila temos medo, graças a Deus vimos aqueles militares da UIR a irem desse lado”, contou um comerciante do mercado da estação localmente conhecido por “wakopwatha”.

O Ikweli, que cita fontes locais avança que a previsibilidade de aldeias do distrito de Chiúre serem atacadas foi constatada no dia 31 de Agosto, quando as aldeias que limitam Chiúre e Ancuabe, receberam notícias de localização de três corpos sem vida, junto do rio Megarruma, que separa os dois distritos.

Recomendado para si:  Trabalhadores e clientes da Kawena em Xai-Xai exigem pagamentos após fecho da empresa

Ainda de acordo com o Ikweli, as vítimas são dois homens que foram decapitados numa machamba.

“Eu tenho um colega, que um dos decapitados é cunhado dele, e o outro é primo, a situação não está nada bem. Até 17h a vila começa a ficar muito off (pouco movimento), disse um funcionário público, na sede do distrito de Ancuabe.