Internacional Capital de Tigray sofre ataque aéreo

Capital de Tigray sofre ataque aéreo

A capital da região de Tigray, Mekele, no Norte da Etiópia, foi, esta terça-feira, novamente atingida por um ataque aéreo, disseram na rede social Twitter o porta-voz dos rebeldes e um responsável de um hospital, segundo a BBC.

O ataque, que não pode ser verificado de forma independente, ocorreu dois dias após os rebeldes da região de Tigray declararem que estavam prontos para participar nas negociações de paz mediadas pela União Africana (UA) com o Governo do Primeiro-Ministro etíope, Abiy Ahmed, para encerrar uma guerra que teve início em Novembro de 2020.

“Os drones de Abiy Ahmed atingiram o campus Adi Haki da Universidade de Mekele”, disse Getachew Reda, porta-voz dos rebeldes de Tigray, no Twitter. Kibrom Gebreselassie, responsável por um hospital na região, também declarou no Twitter que Mekele foi atingida “por um ataque de drone” no início da manhã. “Um ferido chegou ao Hospital Ayder. O número total de vítimas ainda não é conhecido”, escreveu.

Os jornalistas não têm acesso ao Norte da Etiópia e as redes de telecomunicações operam de forma muito aleatória, impossibilitando a verificação independente. Os combates no Norte da Etiópia estão a ser travados em várias frentes desde que as hostilidades foram retomadas a 24 de Agosto, após uma trégua de cinco meses.

Recomendado para si:  Elon Musk lança Grokipédia e desafia o domínio da Wikipédia

Os rebeldes acusam os Exércitos da Etiópia e da Eritreia de terem lançado uma ofensiva conjunta a partir da Eritreia, país que faz fronteira com o Norte de Tigray e que já ajudou as forças etíopes durante a primeira fase do conflito. No domingo, os rebeldes disseram estar prontos para as negociações mediadas pela UA com o Governo etíope. Por sua vez, a comunidade internacional, as Nações Unidas e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, pediram, segunda-feira, que esta “oportunidade” para a paz na Etiópia seja aproveitada.

Destaques da semana