Internacional Somália: Ataque e cerco a hotel causou 20 mortos

Somália: Ataque e cerco a hotel causou 20 mortos

Pelo menos 20 pessoas morreram no longo cerco que ocorreu entre sexta-feira e sábado a um hotel de Mogadíscio, disseram as autoridades, num novo balanço de vítimas do atentado na capital da Somália.

Segundo a Efe, por mais de 30 horas, as forças de segurança lutaram com militantes do al-Shabab escondidos dentro do hotel Hayat.

Na sexta-feira, as autoridades deram conta de oito civis mortos, mas na manhã de sábado esse número subiu para 14 e, horas depois, actualizado em 20 mortos.

As autoridades disseram que mais de 106 reféns foram libertados. Um político, que estava no interior do hotel, descreveu a cena de terror após as primeiras explosões

“As pessoas fugiram confusas. Todos corriam para o local onde achavam que estariam seguros. O hotel começou a encher-se de fumo”. O ataque começou com dois atentados suicidas seguidos por um ataque de vários homens armados que entraram no prédio, atacaram civis e depois esconderam-se em quartos, disse.

O Al-Shabab, um grupo ligado à al-Qaeda que frequentemente perpetra ataques para tentar desestabilizar o Governo, assumiu a responsabilidade pela operação.

Recomendado para si:  Julgamento de suspeitos no caso DJ Warras é adiado para Abril

Este foi o maior ataque perpetrado na capital da Somália desde a eleição do Presidente, Hassan Sheikh Mohamud, em Maio.

Destaques da semana