O Governo da Serra Leoa declarou, quarta-feira, o recolher obrigatório em todo o país após protestos maciços em várias ruas de Freetown e na região do Norte.
Dezenas de manifestantes foram presos, disse a Polícia. Um profissional de Saúde de um hospital em Freetown disse que dezenas de pessoas ficaram feridas. A Internet foi temporariamente bloqueada em Freetown na tarde de quarta-feira e manhã de ontem, de acordo com o NetBlocks, um grupo de monitoramento da web.
Num discurso à nação, proferido ontem através da televisão pública, o Vice-Presidente Mohamed Jalloh, disse que houve tentativas de derrubar o Governo legítimo do Presidente Julius Maada Bio por alguns “serra-leoneses auto-servidos”.
“O Governo reafirma o compromisso de manter a lei e a ordem, incluindo a protecção dos direitos fundamentais do público em geral. O sector de segurança foi autorizado a fazer cumprir integralmente esta directiva”, disse o Vice-Presidente do país.
Ex-rebelde absolvido
Um tribunal finlandês absolveu, ontem, um ex-rebelde da Serra Leoa no julgamento por crimes de guerra durante os últimos anos do conflito civil da Libéria, após um processo marcado por uma transferência inédita para solo liberiano.
Segundo a Efe, o tribunal de Pirkanmaa considerou que a acusação não tinha “provado com suficiente certeza” que o arguido, Gibril Massaquoi, de 52 anos e conhecido como “Anjo Gabriel”, estava envolvido nos estupros, assassinatos e recrutamento de crianças-soldado, crimes pelos quais foi indiciado.
No julgamento, o tribunal de Tampere, Sudoeste da Finlândia, também considerou que “a defesa havia demonstrado que era provável que o acusado não estivesse na Libéria no momento em que os crimes foram cometidos”.
















