Pouco mais de 240 cidadãos malawianos foram repatriados há dias a partir da província de Gaza. Eles procuravam chegar à África do Sul através das fronteiras moçambicanas.
Felizardo Sede, director provincial da Migração de Gaza, disse que os imigrantes faziam parte de um grupo de 356 interpelados em Julho nos postos de controlo de Chizavane, Pontinha e Incoluane.
Dos 356 viajantes interpelados pelas autoridades, apenas 112 apresentaram passaportes válidos, enquanto 244 tinham certificados de emergência, documentos considerados inválidos para continuarem a viagem.
Sede revelou que, no âmbito do controlo da permanência de cidadãos estrangeiros, foram efectuadas no primeiro semestre deste ano 582 fiscalizações e, na sequência, 16.474 estrangeiros foram interpelados, 28 dos quais estavam em situação irregular. Segundo a fonte, os dados resultam do aumento da fiscalização, tendo em conta que em igual período de 2021 foram realizadas apenas 168 acções que detectaram 64 cidadãos em situação irregular.