Os Estados Unidos vão voltar a enviar tropas para a Somália e a autorizar acções anti-terroristas, depois do Presidente Joe Biden ter assinado, esta terça-feira, uma ordem a autorizar o destacamento de centenas de soldados das Operações Especiais para aquele país, revelou a CNN.
Este passo de Biden anula a decisão do ex-Presidente Donald Trump que retirou quase 700 militares que se encontravam na Somália. Em Dezembro de 2020, o Departamento de Defesa Americano anunciou que as tropas dos Estados Unidos que estão na Somália seriam retiradas para países vizinhos e sublinhou que seriam permitidas operações fronteiriças.
O Departamento de Estado Americano indicava, que “os EUA vão manter a capacidade e conduzir operações anti-terrorismo na Somália, e recolher indicadores relativamente a ameaças à pátria”.
A decisão do Presidente Biden surge depois da Somália ter um novo Presidente, Hassan Cheikh Mohamoud, saído da eleição realizada domingo e saudada pela generalidade da comunidade internacional.

















