Sociedade SADC lançou Centro Regional de Combate ao Terrorismo em Moçambique

SADC lançou Centro Regional de Combate ao Terrorismo em Moçambique

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) lançou segunda-feira um Centro Regional de Combate ao Terrorismo com sede em Dar es Salaam, na Tanzânia, para a região lidar com ameaças dos Terroristas norte de Moçambique.

Em particular, defendeu o “fortalecimento de centros nacionais de combate ao terrorismo e de unidades de informação financeira”, bem como “da capacidade de combater a propagação da radicalização através das redes sociais e da Internet”.

Stergomena Lawrence Tax, Ministra da Defesa da Tanzânia, destacou o papel do novo centro na “cooperação para controlo e combate aos atos terroristas, incluindo a troca de experiências na região africana e a nível internacional”.

A sua criação “permitirá à SADC trabalhar de forma mais eficiente e eficaz na luta contra o terrorismo”, sublinhou. Os chefes de Estado e de governo da SADC aprovaram na cimeira de agosto de 2015, em Gaborone, Botsuana, a Estratégia Regional de Combate ao Terrorismo e respetivo Plano de Ação.

Foi nesse encontro que ficou sublinhada a necessidade de criar o centro agora inaugurado, um órgão para “facilitar a cooperação” no combate ao terrorismo. O lançamento aconteceu seis meses depois da chegada a Cabo Delgado, norte de Moçambique, de tropas da missão militar da África Austral (SAMIM, sigla inglesa) composta por pessoal destacado por oito países.

Recomendado para si:  Filho de 25 anos mata o próprio pai à facada após repreensão em Quelimane

Angola, Botsuana, República Democrática do Congo, Lesoto, Maláui, África do Sul, Tanzânia e Zâmbia trabalham em colaboração com as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e tropas do Ruanda – que celebraram um acordo bilateral com Moçambique.

O mandato da SAMIM consiste no apoio a Moçambique “no combate ao terrorismo e atos de extremismo violento em Cabo Delgado”.