Início Internacional Rússia realiza bombardeamentos durante a madrugada para intensificar ataques à capital da...

Rússia realiza bombardeamentos durante a madrugada para intensificar ataques à capital da Ucrânia

O método começa a ser conhecido. Passam poucos minutos das cinco horas da manhã e a artilharia russa dispara contra posições civis já dentro do perímetro urbano da capital ucraniana.

Esta terça-feira, pelo segundo dia consecutivo foram disparados mísseis ofensivos pelas forças de Moscovo contra zonas residenciais em Kiev que causaram quatro mortos e um número indeterminado de feridos, nomeadamente nas zonas de Podilsk, a dez quilómetros do coração da cidade e junto à Estação de Metro de Lukganivska, uma área localizada apenas a quatro mil metros do centro da capital.

Dezenas de chapas voaram dos telhados e espalharam o caos pela zona de Lukganivska, onde existe um mercado e o hospital principal da polícia ucraniana. Não é claro que seria o alvo exato deste ataque. A circunstância de ter ocorrido muito cedo na manhã e da a cidade estar deserta devido ao recolher obrigatório em vigor até às 7h00 minimizou a existência de vítimas.

Em Podilsk, o impacto do míssil russo provocou incêndios em cinco apartamentos e muita destruição nas restantes. No sétimo andar morava Olga Khomenko, o marido e um casal de filhos. A casa ficou reduzida a escombros. A meio da manhã, Olga retirava a água e o negro que manchavam o apartamento sem conter a indignação. “São uns assassinos, quem faz isto não respeita a vida”, dizia com voz embargada e lágrimas de raiva a escorrer pelo rosto.

Em Hostomel, cidade a norte de Irpin onde se desenrolam violentos confrontos desde há dias, uma explosão feriu uma menina que, segundo a primeira-dama da Ucrânia, teve o braço amputado.

A ofensiva russa está a intensificar-se e o medo instalou-se entre os habitantes de Kiev. Esta terça-feira à noite, poucos dormiram na capital ucraniana. Entre a realidade e os rumores que se multiplicam todos esperavam um ataque à capital. O presidente da Câmara Municipal de Kiev, Vitali Klitschko, decretou um recolher obrigatório total entre as 20h00 desta terça-feira e as 7h00 de quinta-feira. “Hoje é um momento difícil e perigoso”, disse Klitschko, antigo campeão de boxe, numa declaração publicada na rede Telegram.

FONTECM
Artigo anteriorBiden foi acusado de traição apor por negócio com Presidente venezuelano
Próximo artigoCresce número de crianças que cruzaram desacompanhados fronteira México-EUA